Pombo-correio mais rápido que a Internet de banda larga



Na África do Sul, um pombo-correio carregando um cartão de memória de 4 GB provou ser mais rápido planos de internet e telefone da Vivo da maior empresa de telecomunicações do país. Winston, o pombo, levou uma hora e oito minutos para transportar os dados pelo percurso de 100 quilômetros, e levou mais uma hora para carregar os dados. Durante o mesmo período, o ADSL enviou apenas 4% dos dados.

A corrida foi realizada por uma empresa de TI em Durban, África do Sul, chamada Unlimited IT. Um dos funcionários da Unlimited IT reclamou da baixa velocidade de transmissão de dados no ADSL, dizendo que os dados seriam transferidos mais rapidamente pelo pombo-correio. Para destacar o quão lenta a internet de banda larga é, a empresa decidiu testar essa alegação.

Winston, de 11 meses de idade, voou 60 milhas do call center da Unlimited IT em Howick para outro escritório em Durban. Para garantir que o pássaro não tenha uma vantagem injusta, a IT Unlimited impôs algumas regras em seu site, incluindo “gatos não permitidos” e “sementes de aves não devem ter sementes que melhorem o desempenho”. Centenas de sul-africanos acompanharam a corrida nos sites de redes sociais Facebook e Twitter.

Por seu lado, a Telkom afirmou que não era responsável pelas lentas velocidades de banda larga da Unlimited IT. Um porta-voz da Telkom disse que fez várias recomendações à Unlimited IT para melhorar seu serviço, mas nenhuma das sugestões foi aceita.

Conforme a BBC relata, a África do Sul é um dos países que poderia se beneficiar com a instalação de três novos cabos de fibra óptica em todo o continente africano para melhorar o serviço de internet.